SOLICITE UMA
DEMONSTRAÇÃO

Curva ABC: um método coringa para gestão de estoque

Se você possui um empreendimento que demanda de um estoque de produtos, provavelmente já ouviu falar no termo Curva ABC. Mas afinal, ele realmente é interessante ou eficiente quando o assunto é controle de um estoque? Nós elencamos algumas características deste método que podem ajudar a esclarecer suas dúvidas acerca do tema.

O que é a Curva ABC?

Este termo é utilizado para nomear um método de classificação para o seu estoque, determinando quais são os principais produtos para uma empresa e dividindo-os em Classes A, B e C.

Entenda cada classe

Os produtos correspondentes à Classe A são os itens considerados de de maior importância, preço ou volume. Em média correspondem a 20% dos produtos e são capazes de movimentar entre 65% e 80% do montante das vendas.

Já na Classe B são itens que possuem peso intermediário nas questões de importância, volume ou valor e podem corresponder a 30% do total de produtos, entretanto movimentam apenas 15% e 25% das vendas.

Por fim temos a Classe C, uma categoria que tem a menor importância no impacto de vendas mas que podem corresponder a até 50% do total de produtos, mas que tem uma movimentação baixa, em torno de 5 e 10% do total de vendas.

É importante ressaltar que estes valores não são uma regra, eles podem variar de acordo com cada empresa e a sua demanda. Por isso é importante possuir um software para auxiliar na gestão de estoque do seu negócio.

Como este método pode ajudar seu negócio?

Caso seja um objetivo da sua empresa reduzir o capital de giro é fundamental que as atenções estejam voltadas para a análise do estoque e direcionar esforços de maneira estratégica para o foco comercial, otimizando orçamento e tempo.

Tenha um software como seu aliado

Esqueça as milhares de planilhas avulsas e até mesmo as anotações que se perdem no tempo e não te fazem evoluir. Seu negócio precisa de dados precisos e atualizados em tempo real. Conte com o Solutio, um ERP completo e muito eficiente, profissional e avançado, que possui relatórios da Curva ABC integrados na solução, descomplicando este processo de forma ágil e inteligente.

Conte com a WLE, somos uma empresa consolidada e estamos no mercado de tecnologia há mais de 28 anos, trabalhando pela evolução dos nossos parceiros.

Vamos otimizar os processos da sua empresa?

Enviar mensagem Conversar no WhatsApp Enviar e-mail

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.