SOLICITE UMA
DEMONSTRAÇÃO

Não emitir Nota Fiscal é considerado sonegação fiscal?

Muitas pessoas desconhecem os riscos de comprar e vender sem Nota Fiscal. A Nota Fiscal acaba sendo a segurança do cliente e do vendedor caso algo dê errado com o produto e/ou a transação. Muitos não sabem, mas é o tipo de segurança que só você pode ter na sua empresa para que o seu negócio não sofra com sanções fiscais.

Afinal, você sabe o que é a Nota Fiscal?

A Nota Fiscal é um documento que comprova a compra e venda dos produtos da sua empresa, ou seja, sempre que você receber o pagamento por um produto ou serviço, é necessário emitir uma Nota Fiscal.

A Nota Fiscal também é um comprovante de compra e pode ser apresentada pelo consumidor para solicitar a garantia, troca e devolução do produto. Além disso, com a NF você tem maior controle de entrada e saída do capital em sua empresa, inclusive o controle do pagamento de impostos.

A Nota Fiscal ajuda a padronizar todos os impostos da sua empresa e mantém a credibilidade com seus clientes e negócios.

Venda sem Nota Fiscal = Prejuízos

Vender sem NF é crime, e se você não sabe, existe uma Lei que exige a sua emissão.

A lei é conhecida como Lei 8.137/1990, sobre os delitos contra ordens fiscais.

Sonegação não significa somente não emitir NF, pois este documento preenchido corretamente comprova que sua empresa está em dia com os impostos. Caso contrário, há sonegação. Portanto, a emissão com dados equivocados pode resultar em prejuízos a você, sendo muito importante entender a relevância da Nota Fiscal para ficar por dentro e evitar de sofrer os seguintes prejuízos:

Multas

As multas por não emitir NF variam de 10% a 100% do total de NFs não emitidas. Ou seja, um valor muito alto, principalmente considerando MEI ou profissionais liberais. Os responsáveis por empresas que cometeram sonegação de impostos podem até ser presos.

Perdas das mercadorias

Vendendo produtos sem nota fiscal, a comercialização pode resultar no confisco desses produtos. Sendo confiscado esses produtos, acabará com um grande prejuízo financeiro, pois não receberá de volta o valor investido.

Processos criminais

Como mencionado anteriormente, a sonegação fiscal é crime e as empresas que agirem dessa forma, podem acabar sendo passíveis de acusações criminais, e se condenado, você pode ficar em reclusão por até 5 (cinco) anos.

Sabendo disso, provavelmente você deve estar se preguntando por uma solução para evitar sofrer as sanções por não emitir NFs ou até mesmo para garantir que o documento seja preenchido corretamente. E quando se trata disso, nós podemos te ajudar! A WLE é uma empresa especializada em soluções tecnológicas para os mais variados segmentos do mercado. Contamos com a tecnologia Solutio, em que você pode desfrutar de um software completo e descomplicado para sua empresa. Conheça mais aqui.

Vamos otimizar os processos da sua empresa?

Enviar mensagem Conversar no WhatsApp Enviar e-mail

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.